Fest'Afilm viajando para o Festival de Cinema de Avanca

Estava organizando os últimos preparativos para a nossa viagem para Avanca, prevista para o dia 23 de julho, e pensando : resolvemos ir de carro ao invés de irmos de avião... Isso significa 14 horas de viagem !! Será que valerá a pena ? Mas logo em seguida me lembrei de uma frase da cantora Marisa Monte : ‘viajar de avião é muito lento enquanto que de ônibus é bem mais rápido’! Então afastei as minhas dúvidas da cabeça e me disse : Avanti Avanca !

 

No dia seguinte bem cedo, de malas prontas e com o guia Michelin embaixo do braço, seguimos viagem em direção dos Paises Bascos e sete horas mais tarde, chegamos em Vitória-Gasteiz (cidade espanhola, capital do Pais Basco, que faz intercâmbio com  Angoulême e Vitória do Espírito Santo!).

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir esta cidade cheia de charme e de dinamismo, cujas pessoas são muito simpáticas e acolhedoras. Ficamos hospedados numa pensão do centro histórico e graças à recomendação do dono, pudemos visitar vários bares e experimentar diferentes pinchos e vinhos típicos da região. Uma delícia! 

 

Vitória Gasteiz

Vitória Gasteiz


Depois de uma merecida noite de repouso, seguimos viagem atravessando fronteiras e paisagens sem fim até chegarmos em Avanca (pequena cidade perto da costa portuguesa com cerca de 6 mil habitantes). Lá, fomos recebidos por Claudia Ferreira, uma das organizadoras, que nos acompanhou até o jantar de abertura do festival, e em seguida sob o brilho dos olhares e a agitação dos participantes e dos convidados, Costa Valente  e seu emocionante discurso, deu a ‘largada’ da edição 2012.


A partir de então, as coisas sérias começaram : projeções, áudios, workshops, palestras...Sob a minha responsabilidade a Mostra Fest’Afilm Montpellier 2012, que contou com a exibição do longa de animação BRASIL ANIMADO e dos curtas  NAIÁ E A LUAO LOUCOAMADORESCARROSSEL e PARALELAS. Sem contar que fui convidada para ser membro do júri. Foram inúmeras sessões de cinema, onde tive o prazer de ‘viajar’ por diversos países e compartilhar pontos de vista com os meus colegas Paulo Trancoso (Portugal), Goran Radovanovic (Sérvia), Niels Ostenfeld (Dinamarca), Stéphane Xhrouet (Bélgica) e Karin Bleiweiss (Áustria).  


Avanca ultimo dia 2

Goran, Karin, Flavia, Niels e Paulo.


Escolhemos SOMETHING GOOD OUT OF LIFE do romeno Dan Pita (o melhor longa) ; KÉROZÉNE do belga Joachim Weissmann (o melhor curta) e NÓS NA RUA de Luís Margalhau (o melhor filme de Avanca). 

Foram mais de 100 filmes em cinco dias de festival! No sábado à noite, após tanto labor, participamos da festa gastronômica da cidade. No domingo, balada romântica pelas bucólicas ruelas da cidade antes de voltar para a estrada.

Avanca 2012 foi uma verdadeira ‘overdose’ de comida, vinho verde e Cinema ! Decididamente, valeu a pena. Marisa Monte tinha razão!

 

 

Flavia Vargas

Colaboração Silvana Conte - blog brasilidade